segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Mobilidade

1- Cite três exemplos da atuação das tecnologias móveis na Internet.

O uso das tecnologias móveis no atual contexto da tedência da informática nômade, ou seja, a disposição da rede onde quer que estejamos, e da disseminação e ampliação das redes de Internet sem fio (wireless), está fazendo cada vez mais o público consumidor desses meios (e até de meios convencionais) a migrarem em grande número para a atual tendência da funcionalidade, mobilidade e rapidez dos meios informáticos de informação e diversão. Com os aparelhos que disponho hoje é possível realizar qualquer ação na rede, bem como em qualquer lugar e a qualquer hora do dia ou da noite.
Exemplos: usando o já citado aparelho em nossas análises:
- Iphone - eu tenho total liberdade de conexão a Internet e deixar um recado para alguém via Twitter, Okurt ou uma mensagem no Blog, dentre outras funções.
- Celulares comuns (não considerados "smartphones"): envio de MMS (mensagem por imagens) SMS (mensagem por texto) conexão WI-FI simples ou também usar o próprio aparelho como modem 3G que algumas operadoras, senão a maioria delas já dispõe aos usuários.
- Computadores Portáteis: sem dúvida, foram os precursores para o desenvolvimento de novas tecnologias móveis. Antigamente a conexão e o acesso geral aos conteúdos cibernéticos ficavam preso em casa, geralmente em computadores grande e nada portáteis, interligado por dezenas de fios e cabos. Quando fora de casa acabava-se a conexão do usuário com o mundo, permintido-lhe apenas o re-acesso ao voltar para casa. Com isso as empresas viram que poderiam lucrar diminuindo o tamanho dos computadores pessoais, e assim vieram os protótipos do que hoje conhecemos como Notebooks, Laptops, (aparelhos ainda grandes) se comparado com os atuais Handhelds (de incrível capacidade de armazenamento e processamento de dados) e logo veiu os Celurares também com ferramentas semelhantes porém com um pouco menos de funcionalidade e nem por isso menos indispensável.
Esses aparelhos citados dentre outros revolucionaram e ainda revolucionam as tecnologias móveis da ilimitação de possibilidades de estarmos sempre conectados.


2 - Discuta e exemplifique a atuação das tecnologias móveis na Publicidade.

O processo pode se iniciar desde a aquisição de um produto que permite minha total mobilidade no meio virtual. Por exemplo, eu vou a uma loja de eltrônicos e compro um Handheld da marca Sony Vaio. Após a compra, a felicidade é tamanha que concerteza o usuário não conseguirá disfarçar tamanha alegria, e conta para os amigos o produto que adquiriu:
"Pessoal vocês não vão acreditar, comprei um Handheld da Sony, com processador Intel Core 2 duo, com 1GB DDR2 RAM, com bluetooth, conexão wi-fi, Windows Vista Business, tela touch-screen" A partir desse momento o usuário já começa a fazer publicidade do produto, o que também pode influenciar a compra de outras pessoas que por ventura, se deslumbraram com o brilho dos olhos do rapaz enquanto falava com tamanha satisfação qual recursos possuia o aparelho que acabara de comprar. Esse é um meio forte de publicidade, a "boca-a-boca", um conta para o outro e assim a notícia vai se espalhando e fortalecendo a marca.
Porém, há outras formas de fazer publicidade usando as tecnologias móveis.
Lembra do exemplo postado neste blog da imagem da tela do MSN que no roda-pé aparecia uma propaganda com um link direto ao site de uma promoção? Então...
Quem não já se irritou ao assistir um vídeo no Youtube e sempre subir uma tarja de anúncios? Ou aquelas janelas de pop-up's que parecem perseguir os usuários, muitas vezes obrigando-os a clicar, uma vez que, em alguns sites é impossível fechá-la.
Veja como se dá a dinâmica entre anunciantes e eventuais consumidores:




Outros anúncios publicitários são comuns e estão espalhados nos programas que utilizamos, em games, filmes, sites, aplicativos, etc, e com a maior mobilidade das pessoas usando cada vez mais aparelhos que lhes permitem conectar em qualquer lugar e a qualquer hora esses anúncios acabam ficando muito mais
visíveis.


Publicidade Online


3 - Discuta e exemplifique a atuação das tecnologias móveis na Economia.


O mesmo pensamento já citado no trabalho anterior "Economia" também se aplica a esta análise: "Porque vou gastar R$ 40,00 reais comprando um CD se posso fazer o download de todas as faixas de graça pela Internet?".
Essa questão vai e volta e talvez não exista razão maior pelas pessoas optarem por esses tipos de recursos se não a facilidade, a comodidade, e sem dúvida o valor, ou melhor, o valor nenhum.
Muitas empresas se vêem diante de um inimigo poderoso e incrontrolável que é a Internet. Hoje em dia, praticamente qualquer tipo de material e conteúdo eu posso baixar pelo computador, revistas, games, CD's, DVD's, aplicativos, programas de computador, enfim, não há porque pagar por algo se tenho ele disponível na rede, ainda que pareça um pensamento ilegal, mas é o pensamento da maioria dos que a usam.
Mais um vez dizendo, a mobilidade dos meios de conexão a rede possibilitou a maior visualização dos anúncios publicitários, e de mesma forma aumentou o tal "comércio ilegal virtual". Quanto mais aparelhos móveis circulando pelas ruas, maior a visulização e acesso a links publicitários de informação, por exemplo, e maior o número de Downloads serão realizados. O que certamente levará empresas a falência e a pirataria tende a aumentar ainda mais, porque esses recursos não agregam valor a economia, em outras palavras, não há pagamento de impostos, direitos autorais etc...
Exemplo: Estou numa reunião de trabalho e preciso mostrar um vídeo de um projeto que fiz para meu chefe, só que, ao dar play usando o Media Player o sistema operacional diz que o formado do vídeo é incompatível com o programa que tenho. Rapidamente se no momento eu tiver conexão a Internet, eu posso ir a um site de donwloads e baixar um programa para mudar o formato do vídeo, como o Adobe Premier, por exemplo, pode ser até mesmo a versão DEMO (gratuito para testar),e, se fosse comprar o mesmo produto original na loja, o que não seria possível no momento, eu gastaria até 400 reais pelo produto original, sem falar no gasto com o descolamento até a loja, a pressão psicológica de deixar meu chefe esperando, o estresse pela situação e assim sucessivamente.
Pois bem, feito o download, instalado o programa no computador, eu posso enfim mostrar meu trabalho. Viu?! Não precisei me locomover, não gastei nada além de alguns minutinhos para confirmar toda a operação, e o melhor, não gastei um valor altíssimo por um produto que só iria usar uma vez apenas e logo descartá-lo
Esse é o modelo do pensamento atual, queremos as coisas na hora e no lugar onde estamos, e graças as tecnologias móveis conseguimos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário