segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Economia na Era Digital

1- Baseado em pesquisas na web com o tema: "links pagos/links úteis". Explique: Como a economia de links influência a visibilidade na web?

Atualmente no mundo virtual, os links (
sejam eles Pagos ou também chamados "patrocinados", ou "úteis") são ferramentas indispensáveis a quem quer usufruir dos ilimitados "poderes" principalmente do caráter de hipertexto da Internet, seja na esfera informacional, seja no de mercado econômico cibernético, que a web desde a sua criação nos propõe.
Links são "códigos" que lev
am o usuário diretamente ao assunto que lhe interessa pesquisar. Seu papel fundamental não é apenas o de anunciar, mas também uma maneira rápida e objetiva de acessar qualquer conteúdo no mundo digital, através da utilização das chamadas "palavras-chaves". É também uma poderosa ferramenta de marketing na divulgação de URL (em português: Localizador de Recursos Universal) o que permita que não haja na Internet dois endereços eletrônicos iguais, agilizando a pesquisa. Por isso dizemos que nossos dados, os chamados "loguins" são únicos, e inexiste a possibilidade de existir duas páginas com o mesmo domínio.
Links são por excelência ferramentas dinâmicas é infinitas, um link se liga a outro e assim suce
ssivamente, por exemplo, "vendo carro semi-novo, modelo 2003 com interesse de venda para tal estado", essas informações lançadas na web terão uma visibilidade extraordinária, e por sua vez acessarão diversos outros suportes com a mesma temática original "venda de carros semi-novos", importante salientar que o usuário saiba onde, e de que forma fazer o seu anúncio ser criativo e "chamar a atenção" dos demais membros da comunidade virtual.
Links patrocinados são cobrados por cliques, ou seja, você só paga se efetivamente o interessado pelo produto clicar no seu link e ser direcionado para seu site, este recurso é cobrado do anunciante pelo sis
tema Pay per Click (levado ao pé da letra: pague pelo clique), muito mais barato e de feedback muito mais rápido se tal informação fosse anunciada em Banners, que custam caro e não possuem a mesma visibilidade. De maneira geral, links são ferramentas geralmente de tamanhos pequenos, postados em sites de busca como: Google ou Yahoo, ou também em grandes portais de conteúdo como o Terra e UOL.


Links Úteis - assim como os patrocinados,
estão disponíveis aos milhares pela rede mundial de computadores, que em sua grande maioria objetiva disponibilizar serviços de utilidade pública à população internauta, tais como: links de: Órgãos Governamentais, Instituições, ONGS, Fundações Públicas etc.
Assim como todo o conteúdo na web, a função prioritária é traçar estrátegias inteligentes e criativas para fazer com que
seu produto/serviço/ideia/opinião etc, seja visto e, consequentemente o seu link clicado, compartilhando o tema com os demais. Por exemplo, não se anuncia na web uma campanha publicitária vendendo dentaduras, já que, o público-alvo de interesse pela temática são idosos, e estes, salvo algumas exceções, não dominam os recursos computacionais. Links Úteis, ferramentas rápidas e sem custo, que torna o ato de navegar na Internet um experiência única, sobretudo visando a têndencia de total visibilidade, o que não haveria nos convencionais meios de anúncio.


2 - Procure uma "Google Bomb" e, analise o seu potencial no ativismo digital, abordando o seu efeito na circulação de valores.:

"Google Bomb" ou também chamado "B
ombardeio Google", como sugere a intitulaçao, é um "bombardeio" de mídias computacionais integradas, ou seja, podemos dizer que seja a junção de vários domínios. E o que vêm a ser "domínios na Internet?" - de maneira simplificada podemos dizer que tal termo significa a sua "marcar" na web, através da qual as pessoas chegarão a sua empresa, por exemplo, (www.mercadolivre.com.br) - domínio de um site de venda e compra que está interligado a também outros sites com o mesmo intuito.
Então, esse bombardeio uni vários domí
nios e links pela Internet que apontam para o mesmo site.



É também, uma forma de influenciar a classificação de um site ou uma página da Internet nos resultados retornados pelo Google, normalmente com intenções humorísticas ou políticas. Desta forma nascem as redes de ativismo digital (basicamente com a intenção de chamar a atenção do público quanto a atuação dos governantes e das pessoas em geral quanto aos problemas do país, além de outros milhares de temas).
Utilizando suas sátiras, paródias e contos da vida privada, postadas nos mais variados suportes midiáticos espalhados pela rede, como, por exemplo, charges animadas,normalmente envolvendo os políticos e seus escândalos e, a incrível, cômica e até revoltante criatividade que alguns deles têm para criar leis. Veja o caso da cidade de Biritiba-Mirim no estado de São Paulo, onde Prefeito, encontrando-se pressionado sanciona uma lei - diga-se de passagem, extremamente bizarra, e acima de tudo inútil e ineficaz. É proíbido morrer! Isso mesmo, é proíbido passar dessa para melhor, porque segundo relata a notícia; "Uma resolução federal impede o município de ter outro cemitério por questões ambientais: 89% do território da cidade é mananciais e terreno restante é protegido por estar na serra do Mar". - Prato cheio aos ativistas de plantão não?!

Confira a notícia completa em:


Veja a seguir alguns exemplos, agora um
pouco fora da tradicional esfera ativista, mas, que da mesma forma torna essa ferramenta um tanto peculiar:

- Ao pesquisar no Google Images a palavra-ch
ave: "atriz gorda", além de fotos, um link também é sugerido, direcionando o internauta a outras páginas que contenham informações interligadas e compartilhadas entre si que abordam a mesma temática contida na palavra-chave da pesquisa inicial, Veja:



Ou até mesmo você já tenha pesquisado por "cantor cego" e lhe foi sugerido imagens e material contendo informações a respeito do músico norte-americano Ray Charles: Observe:


Um outro caso interessante de ser mostrado no atual contexto do bombardeio, é quanto as sugestões de busca no que se refere a pesquisas de caráter regional,ou seja, culturas regionais, como é o caso da "CUCA" pass
ível de ambigüidade (como personagem de uma fábula e/ou como uma espécie de bolo). Veja os dados da pesquisa obtida:



Note o resultado para: "Pesquisas Relacionadas (Cuca- técnico do Botafogo - Curupira - Mula sem cabeça).


Já passou pela sua cabeça avaliar como anda o nível de satisfação dos Brasileiros com seu presidente bem como sua aceitação popular?
Pois bem, até certo tempo atrás, ao pesquisar por " Vergonha Nacional" o usuário era redirecionado a página principal do Se
nado Federal - que fora criado após a absolvição do então Senador Renan Calheiros. O fato mencionado gerou tal repercussão na mídia nacional que tais pesquisas relacionadas foram tiradas do ar em questão de dias.

Que tal este outro exemplo; ao digitar a palavra: "déspota cachaceiro" num site de buscas, a pesquisa era redirecionada para a biografia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na enciclopédia virtual Wikipédia - primeiro bombardeio feito no Brasil. Veja ambos exemplos extraídos de páginas diferentes:



Clique nas imagens para ampliá-las


Embora diversas páginas com conteúdos ofensivos referentes a líderes de Estados como (Senadores, Deputados, Ministros, Presidentes) tenham sido gradativamente tirados do ar, alguns sites ainda mantêm arquivos, devido também aos contantes escândalos de corrupção, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro dentre outros tantos, que vêem de Brasília, e acabam caíndo no gigantesco portal de informações que é a Internet como conhecemos hoje.


3- Discuta o pacto das lojas virtuais na Economia. Apresente exemplos:


Lojas virtuais de compra e venda pela Internet têm se tornado cada vez mais comuns nos dias atuais, não pela rapidez da entrega do produto mas pela comodidade de fazer compras e pesquisar os melhores preços sem nem precisar levantar da cadeira e ir as vias de fato. O que muito se fala mas pouco se faz é a questão da insegurança na Internet. Sabemos que quando uma compra é mal realizada ou quando ela não representa o nosso real desejo pela satisfação, se torna muito complicado reivindicar e procurar por diretos legais, uma vez que, há milhares de sites de compra e venda na Internet voltados para lezar e enganar os consumidores. As ações realizadas na web serão sempre uma faca de dois gumes, há o lado bom da busca rápida dos produtos, e poder comparar preços entre outros diversos sites, mas há também o lado ruim, saber que nem todos os sites são de fato comprometidos com a satisfação do cliente e com preceitos éticos. As lojas virtuais geram montantes negativos para economia à medida que crescem as táticas e formas de extorquir o cidadão e driblar impostos e taxas que normalmente seriam cobrados numa compra, digamos "física" frente a frente: comprador - vendedor. Com as compras denominadas de "negociação-direta" entre ambas partes, essas tarifas podem ser excluídas do processo da compra, e até mesmo criados sites de "fachada" como artifício de lavagem de dinheiro e sonegação fiscal, atos que configuram crimes virtuais.

Hoje eu posso até mesmo acender uma vela virtual para algum santo pela Internet, olha que bacana, economizei tempo e dinheiro - tanto pelo preço da vela quanto pelo tempo de deslocamento até a Igreja mais próxima - isso vale se a pessoal realmente quer acender uma vela para Nossa Senhora Aparecida, por exemplo, porém mora na Amazônia e não tem como ir até a cidade de Aparecida/SP. Relaxa a tecnologia dá uma ajudinha!


4- Discutir o impacto do capital na informação da web nas campanhas publicitárias.

O ramo publicitário a contrário de qualquer outro, opta pela divulgação na Internet por ser um meio prático e veloz de anunciar algo. Com a expansão numérica de usuário que se utilizam da rede faz crescer a forma como esse materia é distribuido e consumido.
O impacto financeiro que a rede mundial de computadores trouxe consigo, foi, e continua sendo assustador. Hoje, poucas pessosas ainda se interessam em ir até a loja e ver o produto que estão adquirindo pessoalmente, e isso sem dúvida, fez crescer a pirataria igualmente de forma assustadora. Por que comprar um CD na loja que custa R$ 40,00 reais se posso fazer download de todas as músicas de graça pelo computador? Esse é o pensamento que está enraizado na memória coletiva de consumo da sociedade atual, com isso empresas quebram, e o mercado formal deixa de gerar lucro. O que ainda receia as pessoas em mudarem de vez para o mercado virtual é a insegurança dos anúncios publicitários e as propagandas enganosas, Talvez uma marca forte e reconhecida nos meios digitais ainda assim podem esconder armadilhas para o consumo. Persuadir é vital não é mesmo?!

Pode ser até mesmo interessante por um lado essa insegurança de pensar que seus dados como CPF, número do cartão de crédito possam estar sendo clonados, ou que o produto da sua compra nunca chegue, porque isso de certa forma faz com que as empresas ainda se sintam seguram que a falência total dos meios "físicos" de compra ainda não aconteceu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário