segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Mídias Sociais

1- Encontre três usos da mídia social em campanhas publicitárias.
Explique também as vantagens e as desvantagens:

Não seria possível iniciar o estudo de mídias sociais sem falar em Internet. É uma tecnologia tão fascinante e agora se propaga por tantos lugares e de acesso gratuito que faz dela a mídia social móvel mais "popular" do momento, tende a continuar ser por muitos e muitos anos, já que a automação do mercado requererá ainda mais o uso das tecnologias cibernéticas. Inclusive na publicidade, visto que essa área trata de um ramo, ou um subsistema de economia, capaz ou não de agregar valore a marca, sejam eleos estímulos positivos ou negativos.
E não é por acaso que a publicidade via Internet vem "bombando" tanto como atualmente. É um meio razoavelmente barato de se anunciar, é rápido, objetivo e o melhor, permite interatividade com o consumidor final. Possibilita a ele dar o seu feedback ou a retroalimentação do processo comunicacional-mercantil.
Através das trocas de informações entre os usuários eles vão dizendo uns aos outros o que acham do produto, se vale a pena realmente adquirí-lo, e de que maneira os satisfazeram, o que lhes chamaram a atenção, quais foram os seus efeitos, e que estímulos a campanha os propôs.
Produtos e serviços no atual contexto do mercados estão cada vez mais semelhantes, há pouquíssimo diferimento, então, talvés seja esse o diferencial da publicidade na Internet, chegar ao público de uma forma despojada, onde eles estão, e qual seria o melhor lugar para encontrar tais consumidores em potencial? Nas redes de relacionamento sobretudo, ou mesmo a postagem de um vídeo publicitário no Youtube, por exemplo, seria possível definirmos a personalidade de cada usuário, saber sua opinião sobre o material veiculado, e ver a sua interação (concordando ou discordando) com os demais membros da comunidade virtual.
O uso dos aparelhos de telefonia celular para a troca imediata da informação que não pode esperar muito para ser repassada:

- "fulano estou aqui na numa loj
a de eletrodomésticos e vi uma promoção imperdível de lava-louças com IPI reduzido,desconto no pagamento à vista, ou parcelamento em até 8 veze sem juros e sem entrada no cartão, o que você acha?"

- "fulana eu já adquiri um lava-louças da mesma marca que você está falando e constatei que esse aparelho gasta muita energia elétrica, não lava direito, é barulhenta e no fim, o barato saiu caro, talvez você devesse pensar melhor".


Feita a troca de informações primo
rdial, o consumidor fica a mercê do poder de persuasão do vendedor - afinal em quem vou acreditar? o vendedor com a sua lábia sábia ou a opinião de alguem que está de fora do processo?

Esta pode uma vantagem e uma desvantagem ao mesmo tempo, pois, todos aqueles adjetivos e exaltações que o
comerciante ou o anunciante faz, tanto na loja quanto na Internet, esta baseado naquela decrição sucinta que normalmente aparece nas página, pode na verdade ser uma propaganda enganosa, ou até mesmo um site de faxada, cujo único objetivo é lezar a pessoa, roubar suas senhas e códigos pessoais.
Há também o problema dos Vírus
e Spams, que sempre gera um certo receio em comprar algo pela Internet, essa é verdadeiramente a grande desvantagem da compra online, nunca se sabe se tal promoção é tudo aquilo o que mostra, e se o produto chegará mesmo em, por exemplo, 7 dias úteis ou nunca chegará.
A vantagem maior sem dúvida é a velocidade de propagação e os baixos custos de anúncio. A mensagem chega a um grande número de pessoas, dispersas no espaço geográfico e heterogêneas, interagindo sobre a importância da compra, e as qualidades do produto, mas é preferivel efetivar a aquisição junto a loja na certeza de estar satisfazendo uma necessidade real e sem preocupações posteriores, haja visto também que
requerer seus direitos de produtos adquiridos pela Internet caso aconteça algum probelma é um estresse evitável.
Há também diversos suportes de mídias sociais dentro da Internet na qual eu posso optar por veicular uma propaganda: Blog's, Fotolog's, Weblog, Flickr, Twitter, Messenger, Facebook, Google, Yahoo Search, Wikipédia, Myspace, Digg, Orkut, etc...Nos exemplos acima citados utilizamos alguns recursos de também mídias sociais "físicas" o telefone celular, aparelhos smartphones, Handhelds, Palm tops, Notebooks, iPhones, d
entre outros que partilham da mesma necessidade de gerar visibilidade sem fronteiras e busca de recursos que nas mídias sociais convencionais (jornais - revistas - panfletos - banners) o usuário não as teria.


2- Discuta como a mídia social pode atuar no planejamento de uma campanha:

A mídia pode vir nesse contexto como uma ferramenta consolidadora entre a comunicação empresa - cliente/ empresa-mercado.
Quanto mais pessoas clicarem no seu link de anúncio ou efetivarem a compra que desejam estarão aumentando a confiança da empresa junto ao consumidor final e, levando essa informação ao maior número de pessoas possíveis e com interatividade a favor da construição da opinião pública, o mercado tende a crescer positivamente a médio e lo
ngo prazo.
Na hora de veicular a campanha o publicitário deve pensar:
Quero anunciar o meu produto ao maior número de pessoas possíveis, que os veja como potenciais consumidores.
Procuro um meio onde haja a chamada comunicação "quente" e não a frieza da Televisão, que só nos permite apenas uma leitura do produto, ou é aquilo ou não é nada!
Logicamente que após o anúncio, preciso saber qual a reação do meu público-alvo, o que acharam da mi
nha propaganda, o que eventualmente poderia melhorar, a linguagem será que ficou clara? Houve talvez uma certa ambiguidade que dificultou a decodificação da mensaem pelo receptor?
Isso é possível de detectar utilizando-se das mídias sociais, porque o básico é o óbvio, a interatividade vai me mostrar o feedback, e saberei se a campanha teve êxito ou se foi um total fracasso. Eu me aproximo de tal maneira do meu público que seria como se aquela camapanha satisfazesse as minhas próprias necessidades ou desejos.

Tais recursos inexistiriam por completo se minha opção fossem divulgar ideias e produtos nos já considerados por muitos "meios convencionais de informações ultrapassados e obsoletos".


Dados da pesquisa referente ao ano de 2009
(Clique na imagem para vê-la em tamanho real)

Nenhum comentário:

Postar um comentário